© 2019 Sarau das Pretas. Criado por Margens

Criado por Margens

Sarau das Pretas comemora três anos de existência, com projeto Narrativas Pretas, no SESC Pompéia.

 

Projeto ocorrerá entre 28/05 a 01/06 e contará com as participações especiais da cantora e compositora Nega Duda e da Deputada Estadual Érica Malunguinho.

Após três anos desde a sua primeira edição em março de 2016, o Sarau das Pretas retorna ao SESC Pompéia com o projeto Narrativas Pretas. Trata-se de um projeto de formação idealizado e realizado pelo Sarau das Pretas, com o objetivo de partilhar com o seu público as linguagens e conceitos que estruturam o seu trabalho, através da realização de oficinas. Inclui também uma mesa de debate cujo tema central é "diálogos sobre ancestralidades" no qual são convidadas artistas e lideranças negras para debater o tema e sua atuação. O ciclo é encerrado com a realização do sarau.

Narrativas Pretas ocorrerá de 28/05 a 01/06 no SESC Pompéia. Todas as atividades são gratuitas. Não é necessária inscrição prévia. Classificação livre.

 

Oficinas: Todas as oficinas ocorrerão na sala 1 das 19h as 22h.

 

28/05 (terça-feira) - Ancestralidade no toque e molejo no jo(n)go da vida (oficina de jongo)

Oficineiras: Taissol Ziggy e Thata Alves

Sinopse: Nesta oficina, os participantes terão acesso aos conceitos que sedimentam essa cultura tradicional e como ela se insere no trabalho do Sarau das Pretas.
Terão a vivência com o Jongo, aprendendo os toques, os passos e a dinâmica da dança.

 

 

29/05 (quarta-feira) - Escrita criativa Mijba: espalhando sementes da literatura Negra Feminina

Oficineira: Elizandra Souza

Sinopse: Esta oficina traz a proposta de apresentar escritoras negras femininas periféricas, visibilizar suas produções e exercitar o fazer literário, no intuito de valorização da mulher negra e sua criação artística literária e da cultura afrobrasileira, fortemente presente nessa literatura.

 

30/05 (quinta-feira) - Oficina de cenopoesia

Oficineira: Jô Freitas

Sinopse: No cenário de Saraus Literários e Slams de poesias, o corpo se torna um elemento fundamental para a expressão da palavra. Nessa oficina, por meio de jogos cênicos e exercícios de construção poética, os participantes poderão vivenciar as possibilidades de construção poética através do corpo.

 

31/05 (sexta-feira) - Empoderamento: Feminismo, Machismo, e racismo. Compreendendo as relações de gênero e etnia no brasil.

Oficineira: Débora Garcia

Sinopse: A oficina tem por objetivo apresentar conceitos e elementos para se discutir essas questões a partir da perspectiva histórica, bem como, do cenário atual brasileiro. Também discute como o Sarau das Pretas pauta esses temas em seu trabalho artístico-literário.

01/06 (sábado) às 15h – Diálogos sobre ancestralidade

A mesa de debate - Diálogos sobre ancestralidade" tem por objetivo convidar artistas, militantes e personalidades negras de diversas áreas de atuação, para discutir a ancestralidade no seu cotiando e atuação social.

Nesta edição, as convidadas são a Deputada Estadual Érica Malunguinho, a cantora e compositora Nega Duda e Thata Alves, poeta e integrante do Sarau das Pretas. O debate será mediado pela jornalista e poeta Elizandra Souza, também integrante do Sarau das Pretas.

 

01/06 às 19h – Sarau das Pretas

Local: Espaço de convivência

Para encerrar o Projeto Narrativas Pretas, será realizada uma edição do Sarau das Pretas, com a performance Samba de poesia.

Para saudar as mulheres negras do samba, o sarau traz músicas e poemas autorais, além do microfone aberto para a participação do público.

Venham celebrar esses três anos de caminhada com a gente!!! Esperamos vocês.